246 Mulheres na Ciência

Teresa Paiva esteve presente no lançamento da nova edição do livro Mulheres na Ciência, uma publicação da Agência Ciência Viva,  que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento a 8 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher.   

Esta foi a forma de a Ciência Viva prestar homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país.

 A publicação não esgota, naturalmente, a representação das mulheres na área da  ciência  mas é um retrato significativo das áreas disciplinares muito diversificadas em que estão envolvidas, da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia.   

A primeira edição do livro reuniu 137 retratos de investigadoras portuguesas realizados pelos fotógrafos António Pedro Ferreira, Clara Azevedo, Daniel Rocha, José Carlos Nascimento e Luísa Ferreira. A neurologista e  especialista em medicina  do sonp, Teresa Paiva, foi uma das fotografadas.

A segunda edição, lançada em 2019, reuniu 109 novos rostos e testemunhos da investigação no feminino, captados pelas objectivas de Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita.

As duas edições do livro Mulheres na Ciência estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento, com o custo unitário de 25€.

You must be logged in to post a comment