“Adolescentes: navegação tranquila em águas desconhecidas”

 

adolescente1

FOTO: CILE SUNS92

O livro “Adolescentes – navegação tranquila em águas desconhecidas”, obra escrita por investigadores e adolescentes sobre temas sociais , culturais e de saúde respeitantes à adolescência,   foi apresentado no passado domingo na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, no âmbito do projecto Dream Teens em que participam 300 jovens entre os 11 e os 19 anos, iniciativa desenvolvida pela associação Aventura Social, em parceria com a Fundação Gulbenkian e a Sociedade de Psicologia da Saúde.

Uma das investigadoras que colabora no livro, coordenado pela psicóloga Margarida Gaspar de Matos, também mentora do projecto Dream Teens, é Teresa Paiva, neurologista e especialista em medicina do sono . Esta médica diz que, segundo uma investigação realizada entre adolescentes,  a privação do sono “atinge 18,9% dos estudantes do 8º  e 10º ano, sem diferenças entre sexos. Que  “o uso de telemóveis aumenta muito na privação de sono”, tal como “o uso de computador, internet e redes sociais. E que E que “os comportamentos de risco (álcool, drogas, violência, actividade sexual precoce e sedentarismo) são mais frequentes” entre estes jovens, para além do excesso de peso e obesidade, diabetes tipo II e perturbações do comportamento alimentar.

Considera-se que um adolescente está em privação de sono se dorme, em média, mais três horas ao fim-de-semana do que durante a semana — ou seja, se aos sábados e domingos tenta recuperar o que não dorme nos dias úteis.

O Dream Teens é uma Rede de Jovens “teens” (dos 11 aos 19 anos), de todo o país, escolhidos após uma candidatura nacional. Com início em 2014, a Rede está organizada em 6 grandes áreas temáticas: 1) Saúde e Bem-estar; 2) Relações Interpessoais e Suporte Social; 3) Amor e Sexualidade; 4) Relações de dependência; 5) Estilo de Vida e Saúde; 6) Cidadania e Participação Social.

 

 

Comments are closed.