Como dormir melhor com um trabalho stressante?  

Um estudo de investigadores da Universidade de Oakland, na Califórnia, EUA, conclui que trabalhadores alvo de forte pressão psicológica no trabalho, com chefes prepotentes ou colegas de trabalho agressivos, dormem melhor se depois de saírem do trabalho tiveram actividades físicas ou de meditação que diminuam o stress, como andar a pé, ouvir música ou fazer ioga.

A investigação, publicada no Journal of Occupational Health Psychology, da American Psychological Association, abrangeu 699 funcionários do Serviço Florestal dos EUA. Os participantes foram convidados a avaliar o nível de comportamento agressivo a que foram expostos no local de trabalho, com que frequência tinham pensamentos negativos sobre o trabalho, se tinham sintomas de insónia e se depois do trabalho tinham actividades para relaxar.

Foi-lhes também perguntado quantas horas trabalhavam por dia, se tinham  filhos menores de 18 anos e que quantidade de bebidas alcoólicas ingeriam, variáveis que estão relacionadas com a qualidade do sono.

Os resultados mostraram que os trabalhadores sujeitos a mais comportamentos negativos no trabalho dormiam pior que os trabalhadores com ambiente de trabalho mais saudável.

No entanto, entre os trabalhadores sujeitos a mais comportamentos negativos no trabalho, aqueles que depois de saírem do trabalho tinham actividades físicas ou de meditação que diminuam o stress, como andar a pé, ouvir música ou fazer ioga, relataram dormir melhor.

You must be logged in to post a comment