Dormir reforça o sistema imunológico

Nestes tempos difíceis de pandemia mundial do Covid-19  fica o conselho: dormir o número de horas suficientes e, dentro das contigências atuais, dormir com qualidade.

“É quando dormimos que o sistema imunológico é reforçado, que é feita a regulação de proteínas, hidratos de carbono e lípidos, que são produzidas algumas hormonas, realiza-se a divisão celular e há um arrefecimento necessário ao nosso corpo”, diz a neurologista e especialista em medicina do sono, Teresa Paiva.

Se está preocupado e ansioso, uma diminuição da exposição a imagens e relatórios repetidos sobre o Covid 19, pode ser útil. Naturalmente, sem deixar de ter presentes as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direcção Geral de Saúde para a prevenção do coronavírus.  

Há outros conselhos úteis para diminuir o stress:

—  exercícios de relaxamento, treino de controlo de respiração, com inspiração e respiração lenta

— refeições saudáveis e equilibradas

— estimular os contactos sociais, ainda que não presenciais enquanto os riscos do Covid 19 se mantiverem elevados

 — dedicação aos sentimentos fortes com familiares e amigos  

— evitar álcool em excesso porque prejudica o sono  

 — mantenha o pensamento positivo

É importante realçar que as crianças estão muito atentas às reações dos pais. Quando pais ou cuidadores reagem com calma e confiança, podem dar melhor suporte psicológico aos seus filhos.   

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