Teresa Paiva escreve sobre a necessidade de os idosos evitarem beber muitos líquidos a partir do fim do dia. Ao acordarem a meio da noite para urinar têm mais dificuldades em readormecer, uma característica que afecta as pessoas de mais idade. O risco de acidentes também é maior.
– Para descansar melhor, bebo um chazinho, que dizem ser bom para o sono.
– Eu, antes de ir dormir, bebo um leitinho quente com duas bolachas.
– Eu bebo muita água durante o dia, mais de 2 litros, principalmente depois do lanche e do jantar.
– Para mim, o que é bom é o chocolate quente, bem morninho para aconchegar o estômago.
– Para tomar os remédios, bebo uma grande caneca de água.
– Pois eu bebo é de noite, tenho uma garrafa na mesa-de-cabeceira e vou bebendo quando acordo.
A verdade é que tudo isto são coisas a não fazer, principalmente para as pessoas mais velhas. Porquê?
Porque o excesso de líquidos ao fim do dia, depois do lanche e do jantar vai aumentar a necessidade de ir urinar de noite. O acordar para urinar tem dois grandes problemas nas pessoas mais velhas:
– A maior dificuldade em readormecer. A capacidade de readormecer facilmente vai-se perdendo com a idade. Consequência: fica-se mais tempo acordado, o que pode determinar insónia ou encurtamento do sono.
– O levantar a meio da noite para urinar tem grandes riscos nos idosos. Porquê? Porque podem cair, e as fraturas em idades avançadas são particularmente perigosas. O que fazer? Se tiver vontade de urinar a meio da noite, acenda a luz e tente não ir sentindo-se confuso. Retire tapetes escorregadios e quaisquer empecilhos ou obstáculos entre o quarto e a casa de banho e, sobretudo, evite os líquidos após o jantar ou o lanche, reduzindo-os ao mínimo possível. Lembre-se de que o risco de queda é maior para os tomam remédios para dormir.
A não esquecer: a partir de certa idade, evite líquidos ao fim do dia para não urinar de noite.