“Idosos têm de ter cuidados especiais”

Teresa Paiva participou no programa da RTP, Sociedade Civil, conduzido pelo jornalista Luís Castro, emitido em 15 de abril de 2020. O programa contou também com as participações do médico pneumologista, Joaquim Moita, e do psiquiatra José Salgado.   

A neurologista e especialista em medicina do sono falou sobre os tempos da Pandemia Covid-19, deixando conselhos aos idosos, o principal grupo de risco.

“Os idosos que estão em casa confinados têm de ter actividade cognitva, fazer jogos, palavras cruzadas, jogos com os netos, utilizando as novas tecnologias. É fundamental a parte intelectual estar activa”, disse. 

“Também é importante manter-se ocupado. Podem fazer-se arrumações, organizar fotografias, fazer arquivos, ler livros, falar com os amigos, ter hobbies”.

“Quanto mais velho se é mais exercício físico é necessário fazer, exercícios simples, levantar os braços, mover a cabeça para um e outro lado, subir e descer escadas”, acrescentou.  

“Os  idosos também devem ter cuidados alimentares, têm de fazer refeições cozinhadas e seguir a dieta mediterrânica, com verduras, frutas”.

Por último, Teresa Paiva aconselhou os idosos a “apanhar sol logo de manhã, na varanda, no jardim ou à janela”, importante regulador do ritmo circadiano e também do humor.

A especialista em medicina do sono deixou também conselhos gerais para os tempos de Pandemia e confinamento.

“As pessoas tendem a deitar-se mais tarde, há tendência para um desvio progressivo para horas mais tardias, o que faz mal à saúde”

“Não podemos estar constantemente a ouvir notícias iguais sobre a Pandemia. Faz mal. No fim do dia estamos mais pessimistas, o nosso humor está mais pessimista.  Também não podemos comer dez pásteis de nata num dia. É o mesmo, não podemos ver dez notícias iguais num dia”, concluiu.