“Jesus Cristo necessitou de um suplemento ao sono nocturno”

O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal, fala ao iSleep sobre a tempestade que acordou Jesus Cristo no Mar de Tiberíade.

O sono é sempre bom conselheiro?

O sono faz parte da vida. “A vida é sono”. Assim traduzo o título da peça de teatro de Calderón de la Barca: «La vida es sueño». Sem ele não somos gente. Uma noite bem dormida restaura forças, põe-nos o coração a sorrir e dá-nos coragem para trabalhar. Não será o sono tão ou mais importante que a alimentação? A sabedoria do nosso povo recomenda que não devemos tomar decisões precipitadas com esta expressão: antes de decidir consultar o travesseiro. Ou seja, o sono é bom conselheiro

Jesus Cristo dorme ou sonha segundo os Evangelhos?

No Evangelho encontramos Cristo a dormir num barco, quando se levantou uma tempestade no Mar de Tiberíade. Quer dizer que o seu cansaço exigia um suplemento ao sono noturno. Cristo alude à dureza do seu viver, no meio dos afazeres da sua vida pública: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Certamente que não tinha os confortos da sua vida simples mas estável em Nazaré, mas a dureza de uma vida itinerante que se repercutia no modo de passar as noites.

No Evangelho encontramos que Deus se revelou a José, noivo de Nossa Senhora, em sonhos, explicando-lhe porque estava grávida sem a sua intervenção.

O que pensa do provérbio Deus não dorme?

Julgo que é uma maneira de dizer que Deus é permanente solicitude 24  sobre 24 horas, sempre atento ao nosso maior bem. Por isso Deus renuncia a dormir para estar sempre ao nosso serviço. Tal como uma mãe ou um pai vigia um filho querido, renunciando a noites sossegadas para ser amparo de um filho doente.

A literatura está repleta de referências ao sono e aos sonhos. É um mistério que os escritores gostam de retratar?

O sono é o reino do inconsciente, que escapa ao controlo do consciente, do superego. É natural que escritores se refiram ao sono e a sonhos, clima de mistério que transfigura a realidade.

You must be logged in to post a comment