Lisbon Sleep Summit é já no próximo mês

A capital portuguesa vai ser palco da reunião internacional Lisbon Sleep Summit-Sleep in Women a realizar entre  16 e 19 de maio de 2018, organizado pelo Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica-Dra. Teresa Paiva e pela Universidade Católica, entre outras entidades, inteiramente dedicada ao sono das mulheres.

A iniciativa tem como objectivos melhorar o conhecimento sobre o sono feminino e avaliar a influência dos estilos de vida, dos comportamentos sociais e dos factores biológicos e psicológicos no sono das mulheres em várias idades.

Os temas a tratar na reunião internacional são desafiantes: “Sono, genes e depressão”; “Neurobiologia do Sono na Mulher”; “Sucesso e Sono”; “O Sono das Mães”; “Doenças do Sono nas Mulheres e Foco na Insónia e Apneia”; “Coisas estranhas que as Mulheres podem fazer de noite”; “Dor, Fadiga e Dissónia”; “Sono ao longo da Vida”; “Violência e sono no contexto da agressão”; “Comparações Homem/Mulher nos Relógios Biológicos e na forma de Medir o Sono”; “O Triângulo Mágico: Sono, Nutrição e Exercício” e, para encerrar, conferências de figuras públicas sobre “O Meu Sono, a Minha Vida e Eu”.

A reunião internacional conta com a presença de dezenas de especialistas do sono nacionais e estrangeiros, pretendendo envolver também médicos de outras especialidades, especialistas de outros saberes, figuras de renome nacional e internacional e cidadãos em geral na discussão dos temas e problemas do sono no feminino. A formulação de interrogações, respostas e soluções é uma prioridade.

O Lisbon Sleep Summit-Sleep in Women tem como pano de fundo o sono das mulheres ter uma complexidade específica devido, entre outros factores, aos ciclos hormonais mas o conhecimento das suas características ser escasso. Por sua vez, os desafios profissionais e os novos papéis e responsabilidades da mulher na sociedade contemporânea,  têm novos e fortes impactos no sono feminino que urgem ser discutidos.

 

You must be logged in to post a comment