Mulheres que dormem bem têm mais hipóteses de engravidar

O sono de boa qualidade é essencial para melhorar as hipóteses de engravidar, segundo um estudo do Medical Center of Kobe, no Japão.

A investigação acompanhou centenas de mulheres japonesas que tentavam ter um filho e concluiu que as que gozavam de um sono ininterrupto tinham uma taxa de fertilização de quase 20% superior às mulheres que dormiam mal.

O crescimento dos óvulos já fertilizados nas mulheres que dormiam melhor também foi 14% superior em relação aos óvulos fertilizados das que dormiam pior.

Os investigadores concluíram, através deste estudo, que um sono de qualidade era um dos factores mais importantes a que as mulheres que querem ter filhos precisam atender para aumentar as hipóteses de fertilidade.

O estudo também revelou que o consumo ocasional e moderado de álcool teve um impacto positivo na fertilização. Os investigadores consideram que estes resultados se podem dever ao facto de o álcool ingerido moderadamente poder aliviar o stress e induzir o sono.

Esta investigação confirma anteriores estudos que revelaram que dormir menos de seis horas pode reduzir em 20 por cento a fertilidade feminina e que nas mulheres grávidas dormir menos de  oito horas pode torná-las mais propensas  a abortos espontâneos.

You must be logged in to post a comment