O Pesadelo, de Henry Fuseli

Fusili

O Pesadelo, pintura a óleo do suíço Henry Fuseli (1741-1825) foi executada em 1781 e exibida pela primeira vez um ano depois na Academia Real de Londres, em 1782, tendo despertado  grande curiosidade do público. O título da obra, a imagem de uma mulher a dormir, deitada de costas, inerte, à mercê dos seus demónios e fantasmas, a sugestão erótica e sexual da pintura,  contribuíram certamente para esse interesse.

Nos últimos dois séculos foram muitos os que fizeram leituras ousadas da obra, desde considerar que representava o  orgasmo feminino à defesa de um “freudismo” “avant la lettre”, mergulhando nos mistérios do inconsciente e do desejo sexual sublimado. Outra tese sustenta que Fuseli retrata no “Pesadelo” um amor impossível que terá vivido, sendo o demónio a representação do próprio artista.

O quadro é actualmente propriedade do Instituto de Artes de Detroit, onde está exposto, curiosamente uma cidade norte-americana que viveu recentemente o pesadelo da sua falência industrial e financeira.

 

Comments are closed.