“O sono é necessário para o bem-estar do adolescente e o seu equilíbrio”

Helena Rebelo Pinto, psicóloga e especialista em sono no CENC- Dra. Teresa Paiva, falou ao Jornal de Notícias sobre a mudança para a hora de inverno: 

“A mudança da hora afeta o sono, mas afeta pouco porque a diferença é escassa. Há uma alteração do padrão até que seja feito o seu ajuste”, refere.

A psicóloga abordou também o problema dos maus hábitos dos adolescentes e das poucas horas que dormem.      

“O sono é necessário para o bem-estar do adolescente e o seu equilíbrio”, diz 

“Os adolescentes, por questões hormonais e biológicas, têm uma maior necessidade de dormir. Está provado. Os bebés dormem muito, os mais velhos dormem menos. E, na puberdade, com tantas transformações internas e externas, dormir é fundamental”, acrescenta.

A especialista em sono chamou ainda a atenção para “o estilo de vida dos adolescentes que usam muito as tecnologias, veem muitas séries, jogam”.

O[PG1]  problema é que há várias situações que roubam horas à cama e a parafernália tecnológica é uma delas.

Helena Rebelo Pinto alertou ainda para o jet lag social, ou seja, a mudança brusca dos padrões de sono ao fim de semana. “Durante a semana acordar cedo para a escola, ao fim de semana deitar à hora que calha, por vezes quase de manhã. E isso não faz bem”, afirma.


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