O teu mal é sono

Sofia Rebocho e Bruna Reis, cardiopneumologistas no Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC), criaram um podcast que foi para o ar este mês de junho de 2020, com o sugestivo nome “O teu mal é sono”, expressão da cultura e sabedoria popular, que sempre soube reconhecer a importância vital do sono.

São conversas à volta do sono, conduzidas pelas autoras, com muitos entrevistados que prometem, especialistas em diversas áreas. A primeira convidada, inevitável, foi a médica Teresa Paiva, neurologista e especialista em medicina do sono.     

Bruna Reis e Sofia Rebocho apresentam deste modo o podcast aos visitantes das plataformas digitais:

“O teu mal é sono é um podcast sobre tudo o que acontece no terço da nossa vida durante o qual a consciência é suspensa. Sobre medicina do sono, área que durante séculos permaneceu inexplorada, envolta em crenças e mitos mas que hoje, é considerada uma das temáticas mais interessantes das neurociências.

Vamos sentar-nos à conversa de forma descontraída, desmistificar mitos, partilhar experiências e testemunhos. Falar sobre distúrbios do sono, sonhos, pesadelos e sobre os desafios das novas rotinas que esta pandemia nos impôs. Vamos receber especialistas para aprendermos um pouco mais sobre os mecanismos fascinantes e ainda misteriosos, do sono.

Que atire a primeira almofada quem nunca dormiu mal, quem não tem a típica história do amigo sonâmbulo que se levantou naquela noite em que fomos dormir a sua casa e se pôs a abrir e fechar gavetas ou até, o pai ou o avô que basta sentar-se para adormecer nos serões em família e oferecer-nos o seu ressonar como banda sonora”.

Temos a certeza que se vão rever em situações, familiarizar-se com histórias e sensações que vos permitirão compreender a vossa mente noturna”.

O iSleep vai ser ouvinte assíduo de “O teu mal é sono”.  

Pode ouvir o podscast em sono/ https://podtail.com/pt-PT/podcast/o-teu-mal-e-sono/