Onde as crianças refugiadas dormem

 

Sono refugiados

FOTO: MICHAEL DAVIS-BURCHAT

O fotógrafo sueco Magnus Wennman foi um dos premiados no World Press Photo 2016 com um trabalho sobre as más condições em que dormem as crianças refugiadas que chegam às fronteiras da Europa, vindas sobretudo da Síria. Intitulado “Where the Children Sleep”, este é um projecto onde também participam o jornal sueco Aftonbladet e o museu de fotografia de Estocolmo Fotografiska que visa  angariar fundos para os refugiados através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR).

Dos cerca de 4 milhões de refugiados oriundos da Síria que estão hoje às portas da Europa ou noutros países, como a Jordânia e o Líbano, mais de metade são crianças e adolescentes, segundo dados das organizações internacionais.

O fotógrafo retratou durante os meses de fevereiro a setembro de 2015,  25 crianças, a maioria refugiadas da Síria, que dormem em ruas, florestas, abrigos improvisados, Mahdi, 18 meses,  Lamar 5 anos, Ahmad, 7 anos, Shiraz, 9 anos, Mohammed, 13 anos,  Abdul Karim, 17 anos…

Magnus Wennman refere que “a política relativa aos refugiados pode ser difícil de perceber mas que é fácil entender que as crianças precisam de um local seguro e tranquilo para dormirem”.

Pode consultar as fotos de Magnus Wennman no seguinte endereço electrónico:

http://darbarnensover.aftonbladet.se/chapter/english-version/

 

Comments are closed.