“Os meus sonhos são motivados pelos meus livros”

 

Maria Teresa Horta

A escritora e poetisa Maria Teresa Horta diz ao iSleep que nos seus sonhos aparecem frequentemente situações sobre as quais está a escrever:  “Os meus sonhos são motivados pelos meus livros”. “É a escrita que me faz sonhar”, acrescenta.

Muitas vezes “o que sonho também é motivo de inspiração para o que estou a escrever”, num processo de simbiose que ainda enriquece mais a literatura de Maria Teresa Horta.

“Se acordo com uma ideia a meio da noite, registo-a”, diz a escritora.

Maria Teresa Horta tem uma vasta obra publicada. Um dos seus livros mais conhecidos é as “As Luzes de Leonor”, uma biografia ficcionada da Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, uma ascendente directa da escritora.

Nesta obra, são muitas as referências onde se descortinam as inspirações da autora na sua própria maneira de pensar e… sonhar. Como o seguinte extracxto:

“Nunca sei o que em mim é memória ou recriação. E nesse meu engenho de poeta, julgo -me melhor no inventar dos versos, postos mais na intimidade do peito e bem menos no alento do corpo e seu fogo; e se nele mal se reacende a chama logo me apresto a apagá -la, faço -o sem o menor regozijo, desejando eu pelo contrário ateá -la. Mas a razão sempre se encarrega de me lembrar quanto o coração debilita, a ponto de me levar a esquecer como o bem e o mal se assemelham, tal como o mar e o rio, que na sua branda fusão na mesma foz se misturam. Continuo no entanto atenta aos prazeres, mesmo se vindos pelo lado da sombra, lamentando não ter sido mais voraz, mais tenaz, mais implacável, sem arrependimento de nada. E apesar de o tempo ter em parte atenuado o ruído da paixão e do ressentimento, reconheço o pulsar do incautelado amor nas minhas veias, assim como o incontornável caudal da ira, sinal inequívoco do quanto estes sentimentos continuam a fazer -me vibrar.”