Recomendações de rotina alimentar

Mariana Chaves, nutricionista no CENC, faz algumas recomendações para comer de forma equilibrada e saudável neste período difícil.

— criar um horário para todas as refeições, incluindo lanches, será muito útil para evitar demasiadas idas à cozinha para “picar; Permite também mais tempo de família uma vez que todos se reúnem nas 4-5 refeições diárias

— definir objectivos de ingestão de água/tisana para a manhã e outro para a tarde; talvez um jarro ou bule seja útil para ter perto de si

— fazer um planeamento das refeições da semana e tentar cozinhar apenas 3 dias da semana. Lembre-se que os ovos já cozidos aguentam no frigorífico com a casca 5 dias e são uma excelente opção à carne ou peixe

— sempre que tiver comprado carne fresca faça um prato a dobrar para congelar

— nas compras incluir fruta e vegetais ultracongelados para que nunca lhe falte. Esta é uma opção com mais vitaminas do que se congelasse em casa fruta e vegetais frescos.

— todos os dias coma pelo menos 1 chávena almoçadeira de fruta e 2 chávenas almoçadeiras de vegetais (cozinhados e/ou salada) 

— tentar ter snacks saudáveis já prontos como palitos de cenoura (aguentam 8 dias numa caixa cobertos com água no frigorífico), batido ou sumo com fruta (fresca ou congelada), gelatinas sem açúcar.