Responda ao Questionário online sobre o sono  

O Munich ChronoType Questionnaire (MCTQ) é um estudo já realizado em diversos países do mundo e neste momento a decorrer em Portugal, com o objectivo de calcular o cronotipo dos portugueses, ou seja o ritmo circadiano interno (relógio biológico). O cronotipo influencia o ciclo de sono e a atividade durante as 24 horas do dia. Cátia Reis, cronobióloga de Dra. Teresa Paiva- Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, é um dos membros da equipa científica que gere o MCTQ. 

Podem responder ao questionário on line todas as pessoas com mais de 10 anos de idade.

A resposta ao questionário permite também calcular o “jetlag social”, ou seja, a privação de sono que é acumulada ao longo de uma  semana de trabalho.

A recolha destes  dados é de importância crucial na medida em que permite conhecer os hábitos de sono dos portugueses, sendo uma ferramenta essencial para avaliar campanhas de sensibilização para um bom sono. Os indicadores actualmente disponíveis referem que os portugueses dormem pouco, cerca de seis horas por noite. 

O questionário “online”, demora 5 minutos a ser respondido. É composto por questões relacionadas com os hábitos de sono nos dias de trabalho e nos dias de folga. No caso de o questionário ser respondido por uma criança (mais de 10 anos), quando é mencionado TRABALHO a questão refere-se à escola e aos seus horários, na medida em que para efeitos de resposta a escola e os horários escolares contam como “trabalho” e “horário de trabalho”.

Quando terminar o questionário irá saber qual o seu “cronotipo” e “jetlag social”, comparativamente à restante população.

Aos que já responderam ao questionário, agradecemos e pedimos o favor  de o partilhar com amigos e conhecidos.

Link para resposta ao questionário:

https://humansleepproject.org/pt/mctq/mctq-regular

Muito obrigada pela vossa colaboração!

You must be logged in to post a comment