Sabia que …

dream

FOTO: HARTWLG HKD

A confusão entre o real e o sonho, sem se saber se se está acordado ou a sonhar, pode acontecer em pessoas que dormem mal  por um problema específico, uma doença do sono por exemplo, e que por acordarem muitas vezes misturam os pensamentos da vigília com os estados oníricos, ou seja, com os sonhos.

Não são sonhos característicos do sono REM porque vão acontecendo ao longo de toda a noite e não têm as características de bizarria fantástica tão característicos. São, como diz o vulgo, levar as preocupações para a cama e não descansar no travesseiro. Em vez de terem insónia, estas pessoas têm um sono com muitas transições entre o dormir e o acordar, e daí a confusão entre sonho e realidade.

Neste caso há preocupações excessivas, um razoável grau de incerteza e de indecisão, que geralmente se associam a estados de ansiedade e de depressão. Em princípio existe, ou pode existir, para além dos factores psicológicos, uma patologia do sono concreta que deverá  ser investigada e que é responsável pela fragmentação e pela instabilidade do sono. Este quadro inclui-se na designação geral de estados dissociados do sono e designa-se por disonirognosia.

 

Comments are closed.