“Temos de ter imenso cuidado com as horas de deitar e levantar”

Teresa Paiva participou nos “Diálogos da Psicologia” sobre o sono, iniciativa da Ordem dos Psicólogos em debate vídeo on line, periodicamente sobre um de tema em discussão. O encontro contou ainda com a participação do pneumologista Joaquim Moita, presidente da Associação Portuguesa do Sono. A conversa foi moderada pela psicóloga Maria Brandão de Brito. Os tempos de confinamento por causa da Pandemia Covid-19 foram naturalmente abordados.          

“As pessoas estão perturbadas por estarem enclausuradas em casa e com relações distanciadas, com a imprevisibilidade de tudo, as noticias negativas, o medo da doença. É claro que o sono também é perturbado”, disse a neurologista e especialista em medicina do sono.

“Como não temos horários, deitamo-nos e levantamo-nos mais tarde, fazemos um desvio progressivo na hora de deitar.  Temos de ter imenso cuidado com isso. Deitar a horas regulares é muito importante, tal como não estar muitas horas ao computador, ter cuidado com a alimentação, fazer exercício físico.”

Teresa Paiva falou ainda sobre o sono em geral.

Deixamos aqui algumas frases-chave: 

“As doenças psiquiátricas têm grandes alterações do sono. Por exemplo,  na Depressão major, os problemas do sono fazem parte do diagnóstico”

“A apneia do sono causa, ansiedade e depressão”

Para estudar melhor  o sono, precisamos da interdisciplinariedade , com psicólogos, pneumologistas, otorrinolaringologistas, nutricionistas, preparadores físicos, só assim conseguimos ver o doente no seu contexto de vida”

Pode ver a conversa na íntegra no seguinte site da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/2777