Teresa Paiva esteve no programa de José Pedro Vasconcelos

A neurologista e especialista em medicina do sono  esteve a 20 de setembro 2019 na nova temporada do programa  “Depois, vai-se a ver e nada” de José Pedro Vasconcelos , na RTP 1.

Durante mais de uma hora, Teresa Paiva falou do início da sua carreira no Hospital de Santa Maria, das consultas do Sono que dá há 40 anos, das muitas patologias que existem nesta área e de diversos outros temas relacionados com o sono.           

A especialista salientou a importância dos ritmos circadianos, que fazem com que acompanhemos o ciclo solar, que comecemos a ter vontade de dormir com o anoitecer e acordemos com o amanhecer.     

“As bactérias azuis multiplicavam-se durante o dia mas o processo corria mal e passaram a reproduzir-se à noite. Os seres vivos descobrem um ritmo biológico adaptativo. Estes ritmos foram adoptados por outras formas de vida, as plantas, os animais”, disse Teresa Paiva   

O homem também fez o mesmo processo. “Temos o mesmo relógio biológico, o mesmo ritmo circadiano da mosca da fruta”, acrescentou.

A médica enumerou várias patologias do sono.

“Na insónia, não se dorme porque não  se consegue, na privação do sono, porque não se  quer. Mas ambas são doenças. Também os desajustes circadianos, o “jet lag” social, o trabalho por turnos, o atraso de fase, são patologias do sono”, a juntar a outras perturbações como o síndrome das pernas inquietas, as parassónias, a apneia do sono, etc., disse Teresa Paiva.   

“O mau sono pode causar cancro. A multiplicação das células começa a correr mal”, referiu ainda a especialista.  

Teresa Paiva salientou ainda a importância dos sonhos.   

“Os sonhos são muito importantes para garantir a sobrevivência, garantir a nossa identidade de espécie”.

Mas sonhar em excesso é negativo.  

“Sonhar muito é muito cansativo e é uma doença, o híperonirismo, um conceito que foi, aliás, criado por mim”, afirmou.

No fim do programa, Teresa Paiva falou sobre o seu mais recente projecto, a criação de um hotel do sono no Alentejo, no Lavre, o Sleep & Nature Hotel, com uma vertente conjunta de bem-estar e contacto com a natureza, num espaço hoteleiro de quatro estrelas com todas as comodidades,  e a vertente terapêutica para monitorizar e curar as perturbações do sono.

Pode ver o programa completo no seguinte endereço electrónico:

https://www.rtp.pt/play/p5762/depois-vai-se-ver-nada

You must be logged in to post a comment