Teresa Paiva no Congresso Mundial do Sono em Praga

Organizado pela Associação Mundial de Medicina do Sono e pela  Federação Mundial do Sono, o Congresso Mundial do Sono 2017 realiza-se de 7 a 11 de Outubro em Praga, na República Checa.

Teresa Paiva, que estará presente no Congresso, é coautora de vários estudos sobre o sono que serão apresentados no decurso das várias sessões temáticas da reunião magna, juntando centenas de especialistas do sono de todo o mundo.

Um dos estudos de Teresa Paiva, em colaboração com   Till Roenneberg, professor de Cronobiologia, e Cátia Reis, cronobióloga, entre outros, envolveu 341 indivíduos da população em geral e  258 pacientes com diferentes perturbações do sono que preencheram três versões do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), visando avaliar a qualidade do sono nos dias úteis e a qualidade do sono nos dias sem trabalho. Os resultados mostraram que nos dias úteis as pontuações no PSQI são mais altas, quer entre a população em geral quer nos pacientes com perturbações do sono, indicando pior qualidade de sono, do que nos dias sem trabalho.

Outro dos estudos de Teresa Paiva, em colaboração com Maria Raquel Silva, doutorada em ciências da nutrição, entre outros,  envolveu 36 jogadores de voleibol portugueses e visou analisar o seu cronótipo, hábitos de sono e hábitos alimentares. Os resultados mostraram que jogadores com um cronótipo noctívago ingeriam mais alimentos, o que pode comprometer o seu desempenho físico e mental nos treinos de alta competição e nas actividades diárias.

O último estudo a apresentar no Congresso de Praga, também em colaboração com Maria Raquel Silva, entre outros, visou investigar a relação entre a  duração reduzida do sono e o consumo de alimentos excessivamente calóricos, envolvendo 74 jogadores de hóquei.

Os resultados mostraram que os atletas com duração reduzida de sono ou horas a mais de sono tinham excesso de peso e que os primeiros consumiram significativamente mais alimentos calóricos, como batatas fritas, refrigerantes, bolos e biscoitos.

You must be logged in to post a comment