Teresa Paiva no IV Encontro sobre sono no Brasil

Teresa Paiva esteve no IV Encontro sobre o sono em crianças e adolescentes, que se realizou em Junho na cidade de Natal, no Brasil, organizado pela Associação Brasileira do Sono.

A neurologista e especialista em medicina do sono referiu que os “estilos de vida, o excesso de peso dos pais, o falhar o pequeno-almoço, o comer rapidamente, a internet,  televisão e jogos  de vídeo em excesso e a falta de exercício físico” podem ser factores que causam perturbações do sono nas crianças e adolescentes.

As consequências das perturbações do sono nas crianças e adolescentes podem ser “nas raparigas  o risco de hipercolesterolemia” e nos rapazes “um risco especial de aumento de peso”, referiu Teresa Paiva. “Uma hora a mais de sono nos rapazes diminui 1,2 por cento da cintura”, acrescentou  a especialista do sono.

Teresa Paiva recordou vários estudos internacionais sobre o sono nas crianças e adolescentes. Uma investigação na Bélgica que envolveu 2546 participantes concluiu que as crianças e adolescentes com televisão e computador no quarto vão para a cama mais tarde todos os dias e ao fim-de-semana acordam mais tarde.

Um estudo sul coreano que envolveu 1414 estudantes universitários, concluiu que  30,2 por cento dormiam pouco por causa do uso do computador e 36,2 por cento tinham problemas de sono. Uma investigação em  Portugal  que abrangeu  4511 crianças dos  7 aos 9 anos, concluiu haver uma relação inversa entre ver televisão e a duração das horas do sono. Um estudo indiano sugeriu que  a adição da internet atrasa as tarefas de trabalho e reduz o sono.

 

You must be logged in to post a comment