Teresa Paiva participou no Congresso Médico-Científico dos Açores

Teresa Paiva participou a 10 e 11 de maio de 2019 no IV Congresso Médico-Científico dos Açores, na Aula Magna da Universidade dos Açores, onde fez uma intervenção sobre o “Sono, Sobrevivência e Saúde”, perante uma plateia com muitos estudantes, especialistas de saúde e público em geral.

A neurologista e especialista em medicina do sono referiu que “dormimos fundamentalmente para sobreviver. Durante o sono há um reequilíbrio das nossas funções metabólicas, dos nossos tecidos, de todas as outras funções, incluindo as funções cognitivas e emocionais. Se não dormirmos, o nosso cérebro funciona pior, o corpo ressente-se e as emoções ficam mais desreguladas”.

Num tempo com excesso de estímulos, Teresa Paiva falou dos diversos “ladrões do sono”, “o computador, o telemóvel, a televisão , que nos tiram horas de dormir e emitem uma luz artificial que  á noite inibem a produção de melatonina e o sono.”         

A especialista em medicina do sono descreveu ainda várias perturbações de sono que afectam a saúde, como a insónia, a narcolepsia, as pernas inquietas e a apneia do sono, esta ultima pondo em risco a própria vida, “em virtude das paragens de respiração e até de sufocação.”  

 

You must be logged in to post a comment