“O trabalho por turnos é um trabalho contranatura”

Teresa Paiva participou em Abril passado num Fórum da rádio TSF sobre o trabalho por turnos e o trabalho nocturno, na sequência da proposta do Bloco de Esquerda de aumentar os dias de férias e reduzir a idade de reforma para quem tem estes horários de trabalho.

“O trabalho por turnos tem obviamente consequências muito  graves na saúde das pessoas porque é um trabalho contra natura.  Fomos feitos para estar acordados durante o dia e  dormir de noite, portanto muitos dos nossos ciclos hormonais, os ciclos de divisão celular, o relógio biológico, vão ser afectados por estarmos a mudar de horário” disse a neurologista e especialista em medicina do sono.

“Quem trabalha por turnos tem maires risco de cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, depressão”.

“Também tem mais propensão a problemas familiares, a sucessivos divórcios” acrescentou Teresa Paiva

“Há pessoas que fazem trabalho por turnos com facilidade e outras não, depende do cronotipo de cada um. É um problema que pode ser optimizado se forem tomadas medidas mas as empresas são pouco  sensíveis a estas questões”, adiantou.

“Os turnos estão mal feitos, não são organizados com inteligência, não respeitam a fisiologia das pessoas, fazem o relógio biológico andar para trás e par a frente”, concluiu Teresa Paiva.

 

 

You must be logged in to post a comment