Trump dorme mais do que diz

Till Roenneberg, professor de cronobiologia da Universidade Ludwig Maximilians de Munique, analisou 12 mil tweets enviados a partir da conta Twitter do actual presidente norte-americano Donald Trump @real.DonaldTrump, entre Dezembro de 2015 e Março de 2017, e concluiu que o presidente não dorme apenas três ou quatro horas por noite, tal como ele próprio diz, mas cerca de seis horas e meia.

Roenneberg fez primeiro uma análise sobre os tipos de dispositivos que utilizavam a conta de Trump, em computador, iphone e Android para detectar que era este último dispositivo que o presidente norte-americano usava em virtude de haver na utilização uma constante cronológica, de madrugada e ao princípio da noite, fora dos horários de trabalho (computadores dos colaboradores de Trump) e com temporalidade muito irregular (iphones).

Roenneberg detectou que o dispositivo Android de Trump enviou muitos tweets a meia da noite nos últimos meses de 2015, mas depois diminuiu gradualmente o tweet “nocturno” durante o ano de 2016 e até ao fim da pesquisa do cronobiologista alemão, em Março de 2017. Neste período, Roenneberg concluiu que  Trump esteve sem twittar entre as dez da noite e as seis da manhã em 70 por cento das noites.

Supondo que Trump demora 15 minutos para adormecer e outros 15 minutos para acordar, Roenneberg calculou que o presidente norte-americano dorme habitualmente cerca de seis horas e meia.

 

You must be logged in to post a comment