Um sonho de Nelson Mandela

Mandela 1

Nelson Mandela numa cerimónia pública, 20 anos depois da sua libertação da prisão de Robben Island. Foto: South Africa The Good News

 

Em 1976, quando estava preso na ilha de Robben Island, perto da Cidade do Cabo, condenado a prisão perpétua pelo regime sul-africano do apartheid, Nelson Mandela teve um sonho em que era libertado mas não tinha ninguém à espera…. É o próprio quem o conta na sua autobiografia, Um Longo Caminho para a Liberdade (Editorial Planeta, 2012)

“Só tinha um sonho recorrente. No sonho, acabava de ser libertado da prisão, não de Robben Island, mas de uma cadeia de Joanesburgo. Franqueava os portões que abriam para a cidade e não encontrava ninguém à minha espera. Não havia absolutamente ninguém, nem automóveis, nem táxis. Punha-me a caminho do Soweto.  Andava durante muitas horas até chegar a Orlando West e por fim virava a esquina do nº 8115. Ia finalmente ver a minha família. Mas a casa estava vazia, era uma casa fantasma, com as portas e as janelas escancaradas, mas sem ninguém lá dentro”.

 

Comments are closed.