Alunos de Arouca escrevem livro: “Uma História de SonHo”

Sonho uma historia de sonho

No passado mês de junho decorreu no auditório da Escola Secundária de Arouca  a apresentação do livro “Uma história de sonHo”, da autoria dos alunos do 5º ano em parceria com alunos do 3º ano do ensino básico, no âmbito de um projeto apresentado pela equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) da mesma escola.

A apresentação da obra, repleta de aventuras e enredos sobre a importância de dormir bem,  foi feita pelos próprios alunos, representantes das turmas intervenientes.  O livro tem uma mensagem muito especial dirigida a todas as crianças e adolescentes: “ler acalma” e “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”.

Um dos pontos altos da sessão residiu na intervenção da Professora Helena Rebelo Pinto, especialista em Ciências do Sono, Coordenadora Pedagógica do Projeto Sono-Escolas, responsável pela Terapia Cognitivo-Comportamental da Insónia no Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC), este último dirigido pela Professora Teresa Paiva, neurologista e especialista em medicina do sono.

Helena Rebelo Pinto,   também autora do prefácio de “Uma história de sonHo”, deu vários conselhos aos alunos sobre comportamentos para dormir bem e respondeu a muitas questões colocadas pelas crianças e adolescentes presentes, que se mostraram muito sensibilizados para o tema.

Nos últimos anos, a problemática dos maus hábitos de sono tem sido abordada pelo PES, no âmbito do agrupamento de escolas de Arouca, procurando sensibilizar  os alunos para a importância do sono no rendimento escolar, na capacidade de concentração, bem como no funcionamento harmonioso do organismo.

O projecto do livro “Uma História de Sonho” teve o seu ponto de partida quando a equipa PES — em articulação com a Biblioteca Escolar, o Departamento do 1º ciclo e o Departamento de Línguas — lançou o desafio aos alunos para escreverem um conto, tendo como tema o sono. A história passou, alternadamente, pelas turmas do 3º e 5º anos e em simultâneo ia sendo enriquecida pelos alunos do Atelier de Artes com os seus lápis de cores.

A coordenadora do projeto, Vera Noites, professora na Escola Secundária de Arouca, realizou uma sessão de sensibilização no 5ºA sobre a importância de dormir, de modo a ajudar a inspiração dos autores. A mesma turma criou as personagens e começou a construir o texto. O resultado final é uma história cheia de enredos e aventuras, dirigida a crianças e que vai dando conta da importância do sono. Vera Noites considera que no projecto “cada turma quis dar o seu melhor, criar e aumentar o número de personagens, de ambientes e situações” para tornar o livro mais interessante e atractivo.

Participaram no projecto os alunos do 5ºano das turmas A,B,C,D e E, e alunos do 3º ano das turmas 3ºA-Arouca, 3ºA-Boavista, 3ºA-Canelas, 3ºA-Rossas e 3ºB- Arouca. As ilustrações estiveram a cargo dos alunos com necessidades educativas especiais do Atelier de Artes, envolvendo no total cerca de 250 alunos.

Os professores orientadores, ao nível das turmas, foram Ana Isabel Bastos, Emília Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Maria João Oliveira, Laurinda Brandão, Anabela do Sul Pinto Ferreira, Isabel Pinho e Mafalda Almeida. A ilustração foi da responsabilidade e teve acompanhamento do professor Carlos Gomes.

No projecto colaboraram ainda os seguintes professores: Adelaide Peres (Coordenadora da Biblioteca Escolar), Luís Martins (Professor bibliotecário), Marília Pinto (elemento da equipa PES), Natércia Rodrigues (elemento da equipa PES), Olga Soares (Coordenadora do Departamento de Línguas), Raquel Duarte (Coordenadora do 1º Ciclo e elemento da equipa PES), e Vera Silva (elemento da equipa PES). Relativamente ao Pessoal não docente, estiveram envolvidos a chefe dos Serviços administrativos, Marta Vieira e as assistentes operacionais Sónia Teixeira e Leonor Barbosa.

 

 

Partilhar: