Regras para dormir bem

 

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São regras de comportamento de higiene do sono simples mas que podem contribuir para um melhor sono e qualidade de vida, na relação consigo próprio (a) e com os outros:

— vá para a cama apenas quando tiver sono

— deite-se e levante-se a horas regulares, independentemente de ter dormido poucas horas

— se acordar antes do despertador tocar saia da cama e comece o dia

— se não consegue dormir é melhor não ficar na cama, levantar-se, sair do quarto e tomar um banho quente, ler um livro ou ver televisão

— utilize a cama apenas para dormir e para actividade sexual.

— relaxe o mais possível antes de ir para a cama, por exemplo tomando um banho quente (mas não de chuveiro, que tem um efeito estimulante).

— se estiver com fome na hora de deitar coma alimentos leves para não ter problemas digestivos

— durma numa cama confortável, num quarto resguardado o mais possível do barulho, com uma temperatura nem muito fria nem muito quente

— coma a horários regulares e evite refeições pesadas perto da hora de deitar

— faça exercício físico  durante o dia mas só até ao princípio da tarde

— evite sestas durante o dia pois podem influenciar negativamente o sono durante a noite

— evite bebidas com cafeína ou álcool antes de deitar. O álcool pode causar sonolência mas uma vez terminado este efeito é provável que acorde a meio da noite e possa ter dificuldade em voltar a dormir

— não fume perto da hora de deitar

— não coma alimentos muito processados , ricos em gordura e proteínas, que obriguem a uma  digestão mais difícil.

— não faça exercício físico intenso antes de ir dormir, pois tem efeitos excitantes

 

 

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