“A capacidade de dormir bem é das coisas melhores que Deus me deu”

“O sono é essencial ao meu equilíbrio, em todos os aspectos”, diz o padre Vítor Melícias em declarações ao iSleep.

“Sempre tive a capacidade de dormir um sono muito concentrado. Cinco, seis horas, o que não é muito, mas faz com que me levante regenerado. É sem dúvida um sono reparador”, diz o padre franciscano. “A capacidade de dormir bem é das coisas melhores que Deus me deu”, acrescenta.

“Ainda hoje, apesar da idade, continuo a dormir bem”, remata.

O padre Vítor Melícias, de 78 anos, foi ordenado sacerdote em 1962. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tendo sido colega de Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza e João Soares, entre outros , é uma das figuras mais proeminentes da sua geração.

Formou o chamado Grupo da Luz, organizado à volta do Seminário da Luz, que juntou em muitas reuniões de reflexão e debate, sobre a sociedade, a política e a religião (num tempo de ditadura) estudantes de várias Faculdades, como Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres.

Desempenhou cargos cimeiros no Montepio Geral, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e na União das Misericórdias Portuguesas e foi membro do Comité Económico e Social Europeu e comissário para o Apoio à Transição em Timor-Leste, uma das suas causas mais acarinhadas.

Foi docente de Direito Canónico e Filosofia do Direito no Seminário da Luz, no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos, no Instituto Superior de Teologia de Évora e na Universidade Católica Portuguesa.