Um grupo de investigação sueco (Swedish CardioPulmonary Biolmage) estudou recentemente a associação entre ter animais de estimação e a duração e qualidade do sono em 4574 participantes.
Os resultados do estudo, publicados na revista “Nature” demonstraram uma relação significativa entre ter gatos e dormir menos de 7 horas por noite. Sete horas de sono é a duração cientificamente recomendada de sono a nível internacional.. Os participantes que não tinham gatos dormiam tendencialmente sete ou mais horas por noite.
Não houve, porém, associação entre ter gatos e a qualidade do sono, dificuldade em adormecer e dificuldade em permanecer a dormir.
No que se refere aos donos de cães também não se demonstraram relações significativas com a quantidade e qualidade do sono. O mesmo se refira em relação ao passeio higiênico com os cães, muitas vezes à noite, que alguns estudos têm sugerido.
Segundo o estudo, o facto de os gatos serem activos principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, o que é característico da espécie, devem estar na origem destes resultados.