Dormir entre as dez e onze da noite diminui risco de doenças cardiovasculares

Uma investigação da Universidade de Exeter (Exon), no Reino Unido, sugeriu que dormir entre as 22 horas e as 23 horas está associado à redução do risco de doenças cardíacas, em comparação com adormecer mais cedo ou mais tarde.

A hipótese de explicação, segundo os investigadores, pode residir no facto de deitar mais cedo ou mais tarde do que aquele limite horário contribuir para desregular o ritmo circadiano, perdendo-se referenciais cruciais para o relógio biológico interno, como o nascer do Sol. Este estado pode prejudicar a regulação da glicose, o que por sua vez pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

O estudo, publicado recentemente na revista European Heart Journal Digital Health, envolveu 88026 participantes recrutados entre 2006 e 2010, a quem foram colocados actígrafos durante 7 dias para medir a hora a que se deitavam.

Do grupo de 88206 participantes, 3172 desenvolveram doença cardiovascular num tempo médio de acompanhamento de 5,7 anos, nenhum dos quais tinha a doença ou um distúrbio do sono, no início do estudo.

A investigação revelou que destes 3172 participantes, 1371 adormeceram após a meia noite, 1196 adormeceram entre as  23 e as 24 horas e apenas 473 o fizeram entre as 22 horas e as 23 horas (132 participantes adormeceram antes das 22horas).

Depois de considerarem vários factores, como idade, sexo, tabagismo, duração do sono, irregularidade do sono, diabetes, pressão arterial e condição socioeconómica dos participantes, os investigadores concluíram que os que adormeceram entre 22h e 22h59. tiveram um risco menor de doença cardiovascular do que aqueles que adormeceram mais cedo ou mais tarde.

Aqueles que adormeceram à meia-noite ou mais tarde tiveram um risco 25% maior de desenvolver doenças cardiovasculares, enquanto aqueles que adormeceram antes das 22h tiveram um risco 24% maior.

Os que adormeceram entre 23h e 24 horas tiveram um risco 12% maior de doença cardiovascular do que aqueles que adormeceram no limite horário entre as 22 horas e as 23 horas.

Partilhar: