Dormir mais aumenta crescimento económico?

Dormir Rodrigo Gianesi

Um estudo conjunto da OCDE e do Banco Mundial com dados de 2014 parece sugerir que os países cujos habitantes mais dormem são também aqueles com maior crescimento económico.

Os chineses e os indianos estão nos primeiros lugares da lista com 544 e 521 minutos de sono em média por dia, respectivamente. Ora, a China e a Índia, apesar do abrandamento da economia mundial, continuam a ser dois dos países que mais crescem no mundo. De acordo com os dados do Banco Mundial, o PIB tanto da China como  Índia cresceu 7,3 por cento em 2014.

Já os japoneses são os que menos dormem em média por dia, com apenas 456 minutos de sono por dia. Ora o Japão é um dos países com menor crescimento do mundo, chegando a ter um PIB negativo de -0.1 por cento em 2014.

No entanto, há países que não confirmam esta correlação crescimento económico/minutos de sono, como é o caso da  Coreia do Sul. Na verdade, os sul-coreanos dormem em média apenas mais seis minutos do que os japoneses mas tiveram uma taxa de crescimento de 3,3% em 2014.

Portugal aparece abaixo do meio da tabela da lista  da OCDE e do Banco Mundial, com 508 minutos em média de  sono por dia. Quanto ao crescimento económico, este cifrou-se em 0.9 por cento do PIB em 2014.

 

Partilhar: