Teresa Paiva deu uma entrevista de vida à TV Saúde mais. Durante quase uma hora, a neurologista e especialista em medicina do sono respondeu às perguntas da jornalista Ana Sousa Dias, lembrando o início da sua carreira em investigação do sono, nos anos 1980, na Faculdade de Medicina de Lisboa, e as décadas seguintes, até formar o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica Lda (CENC).
“Fiz o primeiro diagnóstico de apneia do sono em Portugal nos anos 80. Na altura toda a gente se riu, o homem atirava as coisas para fora da mesa da cabeceira, adormecia a comer, não se sabia o que era. Foi também o primeiro a ser tratado, fizemos uma traqueostomia”.
A especialista falou ainda da sua experiência em outras patologias do sono, como a insónia.
“Os problemas do sono têm por vezes causas psicossiais mas também orgânicas. A procura dos aspectos multifactoriais define hoje muitos diagnósticos . Por exemplo, uma insónia pode ser explicada pelo stress, por preocupações, por um filho pequeno que dorme mal mas também por apneias, problemas cardíacos, preocupações, cardíacos, cancros”, etc.
Pode ver a entrevista na íntegra no seguinte endereço electrónico:
https://www.saudemais.tv/video/76070–t03-e007