A história do… Dia dos Avós

avos
FOTO: MAVINING 1

O Dia dos Avós assinala-se a 26 de Julho, em Portugal e no Brasil, e tem origem na celebração litúrgica dos pais de Maria, avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim, cujo dia comum é também 26 de Julho.

É o Proto-Evangelho de Tiago que faz referência à vida dos avós de Jesus Cristo, já que a Bíblia é omissa sobre o assunto.

São Joaquim foi censurado pelas autoridades religiosas por não ter filhos. Mas, Santa Ana, a  sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim refugiou-se no deserto para rezar e meditar. Tiago conta que um anjo lhe apareceu, dizendo que Deus  ouvira as suas preces. Tendo regressado a casa, algum tempo depois Santa Ana ficou grávida de Maria. Em virtude desta lenda, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

O casal morava em Jerusalém, no local onde hoje se ergue a Basílica de Santana, e na Cidade Santa, num sábado, 8 de Setembro de 20. a. C., nasceu-lhes a filha que recebeu o nome hebraico de Miriam, em latim Maria.

Santa Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos, tendo esta sido entregue como aluna da escola do Templo de Jerusalém. São Joaquim terá morrido com 80 anos, quando Maria tinha 12 anos.

 

Partilhar: