iSleep fez 5 anos a 15 de janeiro

O nosso site iSleep – Centro do Sono Teresa Paiva foi criado a 15 de janeiro de 2015. Recorde os principais conteúdos dessa edição.

António Mega Ferreira foi o primeiro de muitos entrevistados. A todos o nosso obrigado. O jornalista disse que “às vezes Deus cede ao cansaço e dormita”, frase escolhida para título da entrevista. Mega Ferreira falou também sobre um dos seus escritores preferidos, Marcelo Proust, e o sono de Albertine.     

Nuno Queiroz, piloto da então Portugália, foi outro dos entrevistados, abordando a questão da fadiga dos pilotos e as novas regras norte-americanas e europeias sobre o descanso das tripulações de voo. 

A farmacêutica Paula Rodrigues também foi entrevistada, referindo que os idosos eram os seus principais  clientes de medicamentos do sono.

Teresa Paiva escreveu um artigo intitulado “A Caminho do esgotamento”, onde alertava para o excesso de aulas e actividades das crianças, com consequências a prazo: “estes meninos e meninas ficam cansados, nervosos, com dores de cabeça e queixas de saúde, mas vão aguentando e, quando chegam à universidade, deparam com a surpresa de não serem capazes de estudar, de se orientar, de autonomia. Estão esgotados!”

Na literatura, o iSleep lembrou “Em busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, e a longa e famigerada cena de uma noite de insónia  e na pintura o quadro de Henri Matisse “Dormeuse Table Violette”.  

O barómetro, rubrica onde os visitantes são convidados a descrever a qualidade do seu sono, foi das mais populares, com muitas centenas de respostas. A todos, o nosso obrigado.