Leite de vaca ordenhada à noite melhora o sono?

Sono vaca Jerry Aia
FOTO: JERRY RALA

Um estudo sul-coreano publicado no Journal of Medicinal Food, publicação científica norte-americana, concluiu que o leite retirado das vacas durante a noite contém fortes quantidades de triptofano e melatonina,  substâncias que melhoram o sono e reduzem a ansiedade. Mais 24% de triptofano e dez vezes mais melatonina do que o leite que é retirado das vacas durante o dia.

De acordo com os investigadores da Sahmyook University, em Seul, capital da Coreia do Sul, ratos de laboratório alimentados com leite em pó de vacas ordenhadas de noite estiveram menos activos e menos propensos a explorar espaços abertos, reflectindo uma baixa ansiedade. Estes efeitos são comparáveis, segundo os investigadores, à utilização do Diazepam, um ansiolítico comummente utilizado para tratar a ansiedade.

Ainda não foi feito um estudo científico em grande escala dos efeitos do leite de vaca retirado à noite em pessoas, apesar da aparente facilidade de execução da investigação. Mas em 2010, uma empresa alemã, a Milchkristalle GmbH, licenciou a patente daquilo a que chamou “leite noturno”, ordenhado das vacas  entre as duas e as quatro horas da manhã e depois transformado em leite em pó, e começou a comercializar o produto.

Partilhar: