Livro pioneiro sobre o papel reparador do sono em interacção com a nutrição

 

circadiano

Teresa Paiva, especialista em medicina do sono, e Maria Raquel de Assunção Gonçalves e Silva, especialista em ciências da nutrição, lançam esta quinta-feira 12 de Março pelas 18 horas, no Comité Olímpico de Portugal a obra “Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho  Desportivo”, com a chancela da Federação de Ginástica de Portugal, o primeiro livro publicado no país que dá a conhecer o papel reparador e regulador do sono em interacção com a Nutrição.

“Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho  Desportivo” é uma obra abrangente que enuncia os princípios da Fisiologia do sono e a influência da idade e do ritmo circadiano na produção hormonal e no ciclo menstrual. Discute também uma questão cada vez premente nos tempos de hoje: a influência do exercício físico e do stresse na qualidade do sono, assim como a importância do sono na recuperação desportiva.

As autoras realçam a importância do exercício físico como agente decisivo para a resincronização do ritmo circadiano, em especial, nos adolescentes e nos jovens adultos, e explicam a forma como o calendário competitivo pode dificultar a regulação de várias funções ligadas ao sono, ao apetite e ao ciclo dia-noite, indicando estratégias para minimizar o efeito do jet lag em atletas.

A obra é  um manual científico indispensável sobre a relação entre a Nutrição, a Cronobiologia e o sono, desde a distribuição dos macronutrientes, passando pela função das vitaminas e dos minerais, a termorregulação e a hidratação, até aos factores nutricionais que podem promover ou inibir o sono.

Retrata ainda o metabolismo, a composição corporal e a qualidade e a duração do sono, desde a infância até ao estado de jovem adulto. E por fim identifica e explica as componentes da Tríade da Mulher Atleta, considerando o efeito do treino desportivo e a função reprodutora.

O livro destina-se a treinadores, atletas, estudantes e profissionais das áreas das Ciências da Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas) e das Ciências do Desporto, bem como ao público em geral, interessado nestas matérias.

O lançamento da obra realiza-se na Sala do Auditório do Comité Olímpico de Portugal, localizado na Travessa da Memória nº 36, na Ajuda, perto da Igreja da Memória (existe a poucos metros um parque de estacionamento gratuito com capacidade para 300 viaturas).

As Autoras:

Teresa Paiva, neurologista e neurofisiologista, é Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (aposentada), Professora Convidada do Instituto Superior Técnico e Directora Clínica do Centro de Medicina do Sono (CENC), com Competência em Medicina do Sono.

Maria Raquel de Assunção Gonçalves e Silva, Doutorada em Ciências da Nutrição pela
Universidade do Porto é Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa e actua nas áreas de Ciências Médicas e da Saúde e das Ciências Naturais e Biológicas.

 

 

Partilhar: