“Mergulhei na leitura de Anna Karenina até ser dia“

O escritor japonês Haruki Murakami é autor de “Sono”, livro já seleccionado pelo iSleep mas não neste trecho sugerido pela nossa leitora Carla Amoroso, de Alverca do Ribatejo.

“Ao olhar para o relógio, apercebi-me do adiantado da hora. Três da manhã! E eu que continuava sem sono nenhum . Que havia de fazer? Sentia-me mais desperta do que nunca, se calhar podia pura e simplesmente continuar a ler. Estava com imensa vontade de avançar na história mas precisava de dormir. Vieram-me à memória os tempos em que sofria de insónia, altura em que passava os dias em transe, perdida numa espécie de nevoeiro. Não, nunca mais. Na época andava ainda a estudar , bem ou mal podia safar-me. Mas no presente o caso mudava de figura . Estava casada , era mãe de família. Tinha responsabilidades. Tratar dos almoços do meu marido, ocupar-me do meu filho …

Mesmo que voltasse para a cama, sabia que não conseguiria pregar olho. Abanei a cabeça. ‘Nada a fazer, continuo sem sono’, disse para comigo mesma. Além do mais, não quero perder o fio à meada.
Soltei um suspiro e olhei como quem não quer a coisa para o volumoso livro em cima da mesinha. Concluindo. Mergulhei na leitura de Anna Karenina até ser dia.”

in Haruki Murakami, Sono, Editora Casa das Letras, Lisboa 2013

Partilhar: