Mulheres dormem mais cinco dias por ano que os homens

Planetchopstick

As mulheres norte-americanas dormem em média mais 20 minutos do que os homens segundo um estudo da empresa Jawbone, com base numa avaliação com pulseira electrónica em milhares de sujeitos da investigação. Ao longo de um ano, estes vinte minutos a mais de sono, traduzem-se em mais cinco dias de sono.

Segundo o estudo esta diferença é maior a partir da adolescência até aos 40 anos e começa a reduzir-se à medida que homens e mulheres envelhecem. Por exemplo as mulheres com 50 anos e mais dormem apenas 14 minutos mais que os homens. E quando  chegam aos 70 anos a diferença reduz-se para mais nove minutos.

Segundo estudos idênticos realizados fora dos EUA, a mesma tendência verifica-se noutros países, designadamente no Canadá, Austrália e vários países europeus, como França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Espanha.  Ao invés, no Japão os  homens dormem em média mais dezasseis minutos do que as mulheres e na China mais sete minutos.

Nos mesmos estudos é sugerido que as mulheres dormem mais tempo porque têm tarefas mais diversificadas que os homens durante o dia, levando o cérebro a consumir mais energias. Também é sugerido que questões biológicas como a gravidez, a amamentação e a menopausa contribuem para que a mulher durma mais em virtude das alterações metabólicas envolvidas.

Um dado muito significativo nos estudos realizados reside, porém, no relato de que apesar de dormirem menos os homens referem estar mais satisfeitos com a qualidade do seu sono do que as mulheres.

Partilhar: