“Na sua idade já viveu muitas crises que fortaleceram”

Teresa Paiva dá pequenos conselhos aos “VELHOS” que estão sós e em casa:

ESTAR BEM E DORMIR BEM EM TEMPO DE CORONA VÍRUS

Primeiro: 3 Pensamentos

1 – A solidão não é uma desgraça: é um passo fundamental para sobreviver com saúde

2 – Ser velho é um privilégio, nem todos chegam tão longe na vida

3 – Na sua idade já viveu muitas crises, que o fortaleceram. Nesta está ainda mais forte

Segundo: 3 Hábitos

1 – Coma bem com verduras e frutas, e se não gosta de cozinhar encomende no restaurante da sua rua. Sai mais barato: 1 dose dá para várias vezes

2 – Faça exercício. Se não sabe como faça coisas simples: levante-se e sente-se várias vezes, eleve e baixe os braços, rode a cabeça para a direita e para a esquerda devagar sem tonturas, e depois rode a cabeça para cima e para baixo, ande para trás e para a frente no corredor da sua casa. Cada coisa 10 vezes, devagar, sem nunca se cansar.

3 – Faça paciências, leia, organize álbuns de fotografias, vá às suas memórias e faça pequeno inventários, veja comédias na televisão, telefone aos amigos e à família …

Terceiro: 3 Regras

1 – Mantenha as suas rotinas e tenha objectivos para cada dia: Hoje vou fazer isto assim assim

2 – Não dormite de dia, para dormir bem à noite, não vá para a cama cedo demais porque vai acordar ainda de noite, não esteja tempo demais na cama, não esteja às escuras de dia e com luz eléctrica forte à noite.

3 – Tome o pequeno almoço à janela, na varanda ou no quintal. Dê um passeio a pé pela manhã (a luz da manhã é fantástica para a saúde). Vá à janela várias vezes ao dia.

Quarto: 3 Coisas a fazer

1 – Faça tudo aquilo que antes não fazia: Arrume o que tem para arrumar; as pequenas tarefas domésticas mantêm a actividade; invente coisas para fazer; faça coisas com as mãos.

2 – Divirta-se: volte a ser criança, oiça as músicas de tempos antigos, cante cantigas da sua juventude, veja filmes divertidos, leia e veja revistas. Ria, mesmo sozinho, rir é o melhor remédio.

3 – Fale com amigos que não vê há anos, descubra amigos nos seus vizinhos, reencontre numa nova amizade os amigos que vê todos os dias. Peça ajuda se dela precisa.

Quinto: 3 Coisas a não fazer

1 – Mantenha-se informado/a mas deixe as desgraças de lado; evite tragédias e coisas tristes. Não passe horas à frente da Televisão e divida o ver TV por períodos ao longo do dia. Nunca mais de 2 horas de cada vez; ao fim de 2 horas vá fazer outra coisa. O mesmo é com as redes sociais.

2 – Não se queixe, nem se ache a pessoa mais infeliz do mundo; acredite em si. Tome os remédios com cuidado. Há estudos que dizem que os idosos, apesar das limitações, são mais felizes que os jovens.

3 – Tenha muito cuidado com quem bate à porta e só aceite ajudas de entidades oficiais ou da família. Os aldabrões são sempre simpáticos e sabem tocar nos pontos fracos dos outros.