Teresa Paiva foi uma das entrevistadas da revista Sábado de 01.12.2021, no âmbito de um artigo desta publicação sobre dormir com animais de companhia.
A neurologista e especialista em medicina do sono, referiu que “não existe uma regra sobre este tema” mas advertiu “que quando se trate de uma situação em que o sono do cão é interrompido pelo animal este deve ser ensinado a não o fazer. Caso isso não aconteça então só há uma solução: deve deixar de dormir com a pessoa”.
Teresa paiva recomenda que “não se durma com vários animais ao mesmo tempo, porque podem existir brigas entre os animais e pode até ser perigoso. Já recomendei a pacientes que deixassem de dormir com os animais quando estavam vários na cama ao mesmo tempo, ou quando os animais são disruptivos, por exemplo ladram ou miam durante a noite e acordam a pessoa”. Refira-se que as perturbações do sono que envolvem dormir com animais até têm direito a nome em inglês: a dogsomnia.
Teresa Paiva defendeu ainda no artigo da revista Sábado que o convívio com os animais pode ser muito benéfico, especialmente para pessoas sozinhas