Neurónios que explicam a narcolepsia

Um estudo recente realizado por investigadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, publicado no Journal de Neuroscience britânico, identificou neurónios no cérebro de ratinhos de laboratório que são responsáveis pelos movimentos musculares durante o sono REM e podem explicar as causas da narcolepsia, da cataplexia e outras perturbações comportamentais do sono em humanos.  

Os neurónios identificados encontram-se no tronco encefálico, no chamado núcleo tegmental laterodorsal do cérebro, e ao terem sido bloqueados pelos investigadores durante o sono dos ratinhos, estes começaram a movimentar os músculos.    

“Este estudo pode revelar-se muito útil para a investigação da indústria farmacêutica no tratamento destas perturbações do sono”, disse o investigador que liderou o estudo, Takeshi Sakurai.      

No sono REM, os olhos movem-se mas os nossos corpos permanecem imóveis, a chamada atonia muscular do sono REM. Esta está ausente em pessoas com narcolepsia, cataplexia ou outras perturbações do comportamento do sono REM, podendo levantar-se, gritar, cair, dar socos, etc.   

Partilhar: