O sono dos famosos

Einstein

FOTO: DONKEY HOTEY

 

Albert Einstein dormia 11 horas por noite?  É muito possível mas nunca o confessou. O que é mesmo certo que disse é a seguinte frase: “Passamos um terço da nossa vida a dormir”. O que faz pensar que dormiria pelo menos oito horas por noite.

Margaret Thatcher está nos antípodas de Einstein. É conhecida por ter sido uma “short sleeper”, tal como o nosso político e comentarista Marcelo Rebelo de Sousa. Os que trabalharam com a antiga primeiro-ministro britânica, falecida em 2013,  asseguram que dormia apenas quatro horas por noite.

Mas o seu assessor de imprensa, Bernard Ingham já garantiu que ela dormiria um pouco mais ao fim de semana. Talvez não o suficiente para acalmar o marido, Denis Thatcher. O biógrafo de Margaret Thatcher, John Campbell conta que das poucas vezes que Denis gritou com a mulher foi para lhe dizer irritado: “Margaret, cama”!

O antigo primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, também não era um “long sleeper”. Nos piores meses da Segunda Guerra Mundial, em 1940 e 1941, terá dormido apenas quatro horas. Mas segundo os que o conheceram fazia muitas sestas revigorantes à tarde, o que fazia toda a diferença.