“Os sonhos servem para recontar as histórias de modo positivo”

 

TDM Entrevista ... Teresa Paiva - YouTube - Google Chrome_2014-10-19_13-20-17

Teresa Paiva esteve este mês no programa da RTP 2, Sociedade Civil, apresentado pelo jornalista Luís Castro, tendo como tema os sonhos.

A neurologista e especialista em medicina do sono referiu que “os sonhos têm a função essencial de assegurarem a nossa sobrevivência e controlo emocional.” “Os bebés, por exemplo, sonham muito no útero da mãe, até mais do que quando nascem” acrescentou.

“O sonho é uma aprendizagem. O bebé sonha com mamar, que é o que ele faz quando nasce ” diz Teresa Paiva. “Há conexões que se fazem no nosso cérebro durante os sonhos que nos tornam mais criativos. As pessoas que não sonham são menos criativas”, referiu.

“Os sonhos também contribuem para afirmar a nossa identidade de espécie. Sonhamos muitas vezes com o correr, falar, discutir, perder alguém. São coisas milenares, há uma perpetuação da espécie através dos sonhos” acrescenta.

Teresa Paiva considera que “os sonhos também servem para resolver problemas de stress pós-traumático, recontar as histórias de modo positivo. Um tempo depois do sequestro no BES em que me vi envolvida há uns anos, sonhei que tinha conseguido fugir. Pensei,  pronto, já resolvi isto.”

A especialista em medicina do sono explicou também que “no princípio da noite sonha-se geralmente com aspectos do quotidiano. Já no fim da noite a mistura é mais complexa, envolvendo os problemas que nos preocupam”.

Partilhar: