Que tipo de sono teve Adão?

É um momento essencial do Génesis o sono de Adão. O que dizem os teólogos da análise da Bíblia? O historiador Jean Delumeau, no seu livro “Uma História do Paraíso” (editora Terramar), faz um resumo das várias posições.

Agostino Inveges, teólogo italiano do século XVII, explica que depois da “longa imposição dos nomes “ aos animais, que exigiu três ou quatro horas de intensas reflexões , Adão, fatigado, adormeceu rápida e profundamente. Para o teólogo Tomás Caetano (século XV e XVI) não se tratou de um sono verdadeiro e natural mas antes “alegórico e metafórico”. Mas outros teólogos, como Cornelius Van Til e Pinchas Lápide (ambos do século XX) são de opinião de que foi ao mesmo tempo “natural e sobrenatural”.

A que horas da sexta feira começou o primeiro homem a dormir ? E quanto tempo dormiu ? Delumeau escreve: “tomando em consideração a necessária simetria cronológica entre a primeira Sexta Feira e a Sexta Feira Santa, Agostino Inveges considera “provável” que o sono se tenha abatido sobre Adão por volta das quinze horas ou, em todo o caso , antes das dezasseis horas, isto é no momento aproximado do dia em que Cristo morreu . O mesmo tipo de raciocínio leva Inveges a pensar que o sono foi curto: mais ou menos o tempo que decorreu entre a morte de Jesus e o golpe de lança que lhe feriu o lado.

Segundo Delumeau, Inveges supõe ainda que Adão teve um sono curto das quinze as dezasseis horas na medida em que restavam apenas duas horas de claridade para casar com Eva e instruí- la sobre os mandamentos recebidos por Deus e as revelações que tivera enquanto dormia.

 

Partilhar: