Sabia que ….

stress Christopher Meredith

Quando se dorme bem mas o adormecer é tardio, pelas duas da manhã ou ainda mais tarde (chega a ser pelas 5 ou 6 horas) e o despertar também é tardio, pelas 10 horas ou mais tarde ainda (pelas 14 ou 16 horas) considera-se que existe um atraso de fase de sono. Isto é, estas pessoas dormem bem mas adormecem e acordam mais tarde que os outros.

O adormecer, o dormir, o acordar e o estar alerta durante o dia seguem a curva da temperatura corporal, que, quando está mais baixa aumenta a propensão para o sono e quando está alta aumenta a vigilidade. Nestes doentes, a curva tem uma evolução normal mas tudo acontece mais tarde. É, por isso, um problema fisiológico que não se resolve por actos de vontade. Por sua vez os hipnóticos têm efeitos negativos e não resolvem o problema.

O atraso de fase não é tratável por terapêuticas correntes. O tratamento implica técnicas  cronobióticas com aplicação de luz ulrabrilhante de manhã e melatonina (ou seus derivados) à noite. A luz aplicada de manhã faz adormecer mais cedo. A administração de melatonina à noite simula a produção endógena da hormona com o mesmo nome.