Teresa Paiva e o CENC no “Diga Doutor” da RTP 1

Teresa Paiva 2

Teresa Paiva e o Centro de Medicina do Sono (CENC) foram os convidados do programa da RTP 1, “Diga Doutor”, da autoria do  Dr. João Ramos, clínico geral, que foi emitido no sábado 2 de Julho.

Durante uma hora a neurologista e especialista em medicina do sono  esteve em estúdio em conversa com João Ramos.  Teresa Paiva falou de várias perturbações do sono, como a insónia, em que os doentes têm pouco ou nenhum sono reparador e acordam muitas vezes. Também da privação do sono, em que o encurtamento do sono é desejado pelo próprio, da apneia do sono, em que uma das principais características é o ressonar,  das pernas inquietas, doença que leva os pacientes ao desgaste físico e emocional, dos movimentos periódicos do sono, onde os esticões são predominantes, das parassónias, onde o doente no limite pode  agredir quem esta ao pé.

A especialista abordou ainda outras perturbações do sono, designadamente as hipersónias, como a narcolepsia, em que o doente pode adormecer durante o dia, nas situações mais imprevistas, o atraso de fase, em que os doentes se deitam às duas, três, quatro da manhã e podem acordar à hora de almoço ou mais tarde, e o  avanço de fase, em que, ao invés, os pacientes se deitam muito cedo. Todas estas perturbações do sono comprometem muitas vezes a vida familiar e social de modo grave.

Durante a conversa com Teresa Paiva foram exibidas no programa reportagens com os vários especialistas e técnicos de saúde do Centro de Medicina do Sono.  Também designado como Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC), o estabelecimento médico e de saúde, situado em Campolide, trabalha numa vertente interdisciplinar, com um laboratório do sono onde este é medido através de polissonografias nas suas fases e padrões, sendo ainda registados dados como  a frequência cardíaca e respiratória.

Outras valências como a psicologia, ciências biomédicas, medicina dentária (numa vertente adaptada às patologias do sono), educação física fazem parte da acção multidisciplinar do CENC. A professora Helena Rebelo Pinto, as psicólogas Teresa Rebelo Pinto e Catarina Mestre, a cronobiologista Cátia Reis, a médica dentista Gabriela Videira, a técnica de diagnóstico e terapêutica neurofisiológica Ana Viegas e a técnica de exercício físico Vera Ramos foram algumas das colaboradoras do CENC que participaram no programa televisivo.

Pode ver o programa na íntegra no seguinte endereço electrónico: http://www.rtp.pt/play/p2324/e242000/diga-doutor

 

Partilhar: