Teresa Paiva leciona pós-graduação em Sono na Infância e Adolescência

A neurologista e especialista em medicina do sono lidera a equipa de docentes da pós-graduação em Sono na Infância e Adolescência, promovida pela Cruz Vermelha, que se iniciou a 19 de fevereiro de 2021 e termina no final do ano. Margarida Gaspar de Matos, Ana Santa Clara, Amélia Feliciano, Maria Serra Brandão e Teresa Rebelo Pinto são outros docentes da pós-graduação.
Teresa Paiva participa em dois módulos da pós-graduação. Um sobre aspectos fundamentais do sono, envolvendo as funções do sono, regulação do sono, aspetos psiquiátricos e psicológicos do sono e especificidades do sono na primeira e segunda infância.
O outro módulo é sobre avaliação e patologias do sono da infância à adolescência, envolvendo os seguintes temas: doenças do sono e significado clínico, clínica das doenças do sono, laboratório pediátrico do sono, insónias da criança e do adolescente, perturbações do ritmo circadiano, terapêutica cirúrgica, ortodôntica e miofuncional e sua influência no sono e parassónias e hipersónias de causa central.
“Os atuais estudos na área do sono a nível nacional e mundial dão-nos a conhecer um problema já considerado por vários autores. O seu impacto na vida das crianças, adultos e idosos é cada vez mais estudado, a nível de desempenho cognitivo, aquisição de aprendizagens, agressividade, impulsividade, ansiedade, défice imunológico, obesidade, concentração, desempenho laboral”, refere-se na brochura da Cruz Vermelha sobre a pós-graduação.
A pós-graduação destina-se a educadores de infância, professores, psicólogos, profissionais de saúde e interessados em geral na temática (com Bacharelato/Licenciatura).
A pós graduação tem 200 horas e é lecionada em horário pós-laboral, às sextas-feiras ao fim da tarde e aos sábados.

Partilhar: